domingo, 21 de junho de 2009

A vida nem sempre é justa.

De facto, o que me fez escrever este testemunho, foram vários motivos.

Não é fácil sermos nós mesmos em certas alturas, mas pior ainda, na minha opinião, é tentar ser ou colocar-se na pele de alguém!
Tenho uma amiga, amiga essa que tem um irmãozinho mais novo e este tem problemas de saúde, alguns deles, bastante problemáticos. Problemas esses, que por vezes não são nada de fácil aceitação, principalmente da parte do próprio doente, o que é o caso e muito menos quando a taxa de cura é demasiado baixa.
Tudo foi descoberto há uns anos atrás, quando este começou a ter perdas de visibilidade. Até ao extremo de “perder” a visão por escassos segundos, várias vezes por dia.
Como o acontecer destes “fenómenos”, começaram os “acidentes automóveis”, com tudo isto lá se decidiu a ir ao oftalmologista. O doutor assim que começou a observa-lo, mandou-o de imediato e com urgência para o Hospital. Neste, começaram-lhe a fazer exames, onde detectaram que o rapaz “possuía” um “líquido venenoso” no seu corpo. Esse suposto líquido, começou a alastrar e a provocar demasiados estragos e rupturas no seu organismo e órgãos.
Todavia, ainda não sabiam ao certo o que tinha o rapaz, apenas suspeitas. Como a perda de visão poderia ter sido provocada pelo tal líquido, líquido esse que veio de uma picada de um Ouriço do Mar, (este na altura praticava Surf). Até hoje ainda permanece a dúvida, se realmente foi o causador de tal causa e ao mesmo tempo, devido a este, detectou-se o que na realidade o rapaz tinha, (mas nada em concreto…). Vários problemas de saúde, entre eles, uma deficiência nos rins, insuficiência renal.
Começou por fazer o tratamento, hemodiálise, todos os dias, enquanto dormia, supostamente. Era raro a noite em que não passava mal, com vómitos, dores de cabeça, desmaios, entre outros. De cada vez que fazia o tratamento, ou seja, por noite, chegava a juntar entre duas a três almofadas bem cheias de líquido, ( líquido que era, é sugado do seu corpo/organismo), esse líquido é amarelado, um tanto viscoso e asqueroso. Havia dias em que ele mal se levantava da cama, de tão incapacitado que se sentia e sem forças.
Sei que essa minha amiga, para além do irmão, ela também mal dormia. Com a chegada dos exames, (na altura), e as noites mal passadas com o irmão, a fazer-lhe companhia. Lembro-me que houve alturas em que ele estava hospitalizado e ela, assim que saia das aulas, na sua hora de almoço ou até mesmo nos furos, aproveitava para ir visita-lo ao hospital e fazer-lhe companhia.
Apesar de estar prestes a entrar na Faculdade na altura, a realizar o seu “sonho”, colocou de lado esse objectivo, esse sonho, para poder auxiliar, ajudar e acompanhar o irmão neste processo doloroso.
Ela não chegou a entrar na faculdade nesse ano, apenas entrou no seguinte. Não no curso que desejava, porque baixou a média. Hoje, já formada, faz dois anos que terminou, mas não trabalha na área, ainda não desistiu de tirar o tão desejado curso e o Mestrado do curso que já tem. Ela tem objectivos e sonhos como qualquer um de nós, na maioria das vezes, não consegue o que quer, infelizmente, mas não é por isso que pretende e desiste!
O irmão, ainda continua doente, a fazer tratamentos para os vários problemas e também esta em lista de espera para um transplante, pois não quer aceitar o facto de a irmã ser a sua dadora. Como ele diz, não a quer prejudicar. Ele é bastante inconstante e imaturo para a idade que tem. Não terminou o curso na Faculdade e de momento trabalha, mas Nunca está satisfeito como esta ou com o que tem, quer sempre mais e mais. Esquece-se que o facto de ser “doente”, não “impede” de exigir. Esquece-se, que para além dele, existe mais pessoas a viver no mesmo tecto, esquece-se da idade que tem, das obrigações, responsabilidades e deveres para com estes. Esquece-se, acima de tudo, que não é o centro das atenções! Esquece-se, que não é o único doente!
Com tudo isto, o que quis passar para vocês, para além dos variados motivos, foi também tirar as objecções e contrapartidas, que este rapaz julga ter perante tudo e todos, por ser doente.
Por vezes desistiu da vida, desistiu de si mesmo, eu própria sei disso, tantas e quantas vezes não foi internado de urgência por “estupidez” da parte dele, mas não só.
O que quero dizer, afirmar, é que o Mundo não gira em seu torno e sim, “ele em torno do Mundo”. Assim como este faz com o Sol.
Questiono-me inúmeras vezes, se alguma vez este rapaz irá mudar, se a irmã irá ter “Paz”, se ele irá ter… Pois, a irmã aflige-se de cada vez que ele te uma recaída, ou até mesmo uma ida ao médico de km de distância.
É incrível, a irresponsabilidade do rapaz, por “parte” da própria doença. Ele sofre imenso, mas parece por vezes que gosta, pois falha as consultas, falta aos tratamentos, ignora os concelhos médicos, não toma a medicação certa e como deve ser… Depois, prejudica-se mais ao comer, beber e fazer o que não deve!
Desculpem, provavelmente, já estou a divagar demais, mas também, julgo ser necessário, para que percebam este testemunho.
Não deixem que pessoas com este rapaz desistam, por mais difícil que seja aceitar e conviver com as merdas, (desculpem o vocabulário), que fazem.
Este por exemplo, mete-se em dívidas de valores incalculáveis, exorbitantes, jogos, drogas e fora o resto que nem a própria família nem imagina.
Eu própria fiquei chocada e ainda estou sentida com a situação, pois imagino que não seja nada fácil esta situação para esta família.
Não sei como ajuda-la, apoia-la da melhor forma. E ela, não sabe como fazer em relação ao irmão, aos pais. Pois o que para ela parece melhor, talvez a única opção, para os pais não é. Por vezes, a idade não serve de justificação, ainda mais quando se vive e convive todos os dias com estes, logo terá de ter consciência das decisões que toma e como pretende agir.


Testemunho de Believe

5 comentários:

  1. Imaturidade em estado puro. Custa-me a crer que um susto desses nao o tenha feito crescer... :S

    ResponderEliminar
  2. Complicado, mas um dia irá arrepender-se, remediar-se. Esperemos q n seja tarde. bejinhossss

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida e espero mesmo que ñ, ñ só p seu bem, cm da familia***

    ResponderEliminar
  4. Xana,cada ser humano tem os mais diversos comportamentos perante as adversidades da VIDA!
    Creio que a esse Jovem faz-lhe FALTA a atitude consciente de que existe quem o AMA! Não acredito que elenão sofra... foge cobardemente, criando situações penosas para os que o AMAM e pior..perdeu o AMOR PRÓPIO!
    Ambas conhecemmos um casa Dedé e Pipocas... em que o AMOR, e todos os sentimentos positivos,auxiliaram a superar momentos bem dolorosos! Bom seria que esse jovem parasse um pouco para pensar não só nele mesmo,mas acima de tudo em toda uma familia que faz sofrer!

    ResponderEliminar
  5. É sem dúvida uma situação bastante melindrosa, podia divagar imenso sobre o assunto, mas sem conhecimento de causa, provavelmente não iria acertar muito. O melhor mesmo é dar-te imensa força para poderes estar do lado da tua amiga, para quem sabe conseguirem alterar a mentalidade demasiado imatura do irmão, que acima de tudo prejudica-se a ele mesmo e a todos os restantes que lhe rodeiam e que gostam dele. Beijinho e muita força. ; )

    ResponderEliminar