terça-feira, 9 de junho de 2009

Sofrimento




“Para quê tanto sofrimento, se tudo se resume a uma só “coisa”, a Morte!
Para quê tanto desgosto, tanta tristeza, angústia…
Porquê que existe tanto ódio? Porque não Amor?
Para que serve tanta maldade em vez de bondade?
Compreendo que se lute pelos nossos direitos, ideais, os nossos objectivos, interesses a alcançar…
Mas não compreendo, não entendo, não percebo e nem quero compreender, entender, quanto mais perceber e saber…
O porquê de tanto ódio, raiva, maldade, sofrimento?!?
Porquê que existe a doença e não a cura?!
Se tenho de sofrer…Prefiro muito sinceramente, a Morte!
Se tenho de me magoar, ou a outros, se tenho de “dar” trabalho, se empato e tudo isto pelo obstinado sofrimento, por favor, leva-me!
Ou leva a que sofra demasiado e nada há a fazer.
Eu, sou quem sou! Não sou Deus, Rainha, Princesa, divina…Quanto mais poderosa.
Sou eu mesma, não tenho o direito de tirar a vida a ninguém, isso é verdade. E concordo plenamente, mas para sofrer… Se posso evitar tal “coisa” com umas simples “picada”!!!
Sim, eu sei, posso estar a ser egoísta, cruel, rancorosa, má e talvez egocêntrica… Mas eu não acho! Ninguém merece sofrer, mesmo sendo “má” ou não tão boa pessoa!
Cada um escolhe o seu caminho, nisso acredito eu, acredito que existe apenas uma estrada com dois sentidos. Resta apenas, saber que rumo correcto a “tomar”… O da esquerda ou o da direita.
Eu sei que já sofri muito nesta vida e continuarei a sofrer. Acredito, ou melhor, não quero acreditar, mas acho que até ao final dos meus dias irei sofrer. Contudo, tenho esperança que as alegrias esmoreçam, arrebata o sofrimento.
Isto, porque sei que existe muito boa gente que sofre muito mais que eu, que durante toda a sua vida sofreu. E, só o facto, de saber, ver, presenciar tal facto, faz-me mais feliz… (Atenção, não que isto se diga ou se deva dizer. E não que sou propriamente feliz neste sentido, mas faz-me ver que não tenho o direito de julgar o porquê de estar "assim" ou "assado", por estar "simplesmente" mal).
Mas também, mais infeliz, sofrida, por saber que outrem sofre e nada posso fazer. Ou posso? Mas não faço, não ajo… Porque não sei!
Incompetência da minha parte, “medo” por não ser da forma correcta ou por tentativas negadas e frustradas, receio de criar falsas expectativas … Não sei.
Já perdi familiares, amigos, animais, a escola, jogos, competições, tanta coisa que foi importante para mim e será sempre.
Mas, o que me custou mais perder mesmo, foi o facto de perder um amigo como tu e estar prestes a perder outro…
Sim, não é humano e daí?!
Por vezes, os animais valem e significam muito mais que as próprias pessoas.
Não estou a chorar, mas já chorei… Fez-me bem, porque há muito que não chorava, apesar da ocasião, desabafei!
Mas também sei, que se tu fores embora, ficarás sempre na minha memória, mesmo com essa fúria toda que te caracteriza para terceiros, mas amigo, meigo e defensor para mim.
Prefiro que vás a sofreres, como tens sofrido nestes últimos dias. Custa-me ver-te assim, magoa-me tentar, querer ajudar-te e tu não quereres, não deixas. Custa-me!
Agora diz-me, explica-me! Para quê tanto sofrimento na “merda” desta vida?! Ou será bela vida?!

3 comentários:

  1. No início do texto pareceu-me que falas de eutanásia... Eu concordo com isso! Ninguém merece sofrer quando já nada mais se pode fazer. Ninguém!

    Vai tudo passar....

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais obrigado pelo (Elogio) comment. ;D

    Muitas vezes também eu próprio acabei por me questionar o porquê de sofrermos em determinadas situações ou conjecturas no percurso que acaba por ser a nossa vida.

    Apesar de imensas teorias, uma explicação meramente racional é um tanto um quanto mais complicado. Eu pessoalmente "gosto" de pensar que o sofrimento não é mais do que algo necessário para alcançarmos algo de muito bom, isto numa versão bastante positiva, porque concordo contigo que na maioria dos casos é impossível apresentar uma razão plaúsivel que justique o facto de termos que passar por situações tão dramáticas, como a que vives no momento.

    Espero que consigas resolver a situação pelo melhor. ; )

    Beijinho *

    ResponderEliminar